
Buscando um modelo de aprendizagem que atendesse todas as necessidades entre lacunas apresentadas. Identifiquei 02 (dois) modelos perfeitos as minhas aspirações e com capacidade de alto impacto no processo de troca de conhecimento e experiência, sendo a elas a Aprendizagem Colaborativa e a Aprendizagem pela Experiência, também conhecida como Experience Learning.
A reunião dessas metodologias associados aos conceitos de autorresponsabilidade, produtividade e mudança de hábitos, chamamos de Euxperiência, processo de aprendizado baseado no comprometimento do participante em compartilhar seu conhecimento, seus objetivos, suas dúvidas, suas experiências, suas inseguranças a fim de ensinar e aprender de forma colaborativa.
No modelo proposto abandonamos dois conceitos principais da aprendizagem tradicional.
Centralizar o aprendizado na figura de um professor e formatar tempo ou carga horária para o processo de aprendizado. Aprender é contínuo, cíclico e infinito.
Outra proposta é se ater além do conhecimento técnico da profissão, mas desenvolver habilidades e competências que possam potencializar seus resultados tais como liderança, produtividade, gestão de tempo, criatividade, empreendedorismo e tecnologia.
Entendemos que é necessário que o aluno assuma o protagonismo do seu projeto de aprendizagem, focando em objetivos específicos de médio e longo prazo.
Aprender deve ser opção, não uma obrigação. Deve ser divertido, prazeroso e motivo de orgulho, se dedicar horas a fio a fim alcançar seus objetivos.
O método garante uma variedade de formas de interação que precisam estar coerentes com o objetivo do grupo e que precisa ser verificada de forma periódica para satisfação dos usuários, tendo como principais benefícios:
- Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe e melhoria nos relacionamentos interpessoais;
- Desenvolvimento de novas competências, senso crítico, lógico e analítico;
- Aprimoramento da comunicação;
- Aprendizagem prática, em vez de memorização teórica;
- Troca de experiências que proporcionam engajamento, envolvimento e motivação dos participantes;
- Sentimento de pertencimento, identidade dentro do grupo e melhoria da autoestima;
- Amadurecimento e evolução pessoal e profissional.
Para esse fim, a plataforma usa rotas suaves de aprendizagem como:
- Aprendizagem social;
- Gamificação;
- Atividades práticas entre colaboradores;
- Bate-papo ao vivo;
- Pílulas de conhecimento;
- Discussão de cases;
- Análise e discussão de resultados;
- Acompanhamento de métricas e evolução de aprendizagem;
- Oportunidade de conversar com especialistas;
- Conteúdos formais de aprendizagem;
- Biblioteca interativa;
- Interação em grupos de discussão personalizados.