Fala galera!! Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Tudo bom com você meu amigo prevencionista?
Hoje vamos para parte 03 nossa sequência da nossa releitura dos artigos o A primeira semana do profissional de SST.
E se você caiu neste artigo de paraquedas, sugiro ler os anteriores para você entender toda a nossa lógica, dá um pulinho lá em:
Parte 01: Orientações gerais a primeira semana de trabalho do profissional de SST
Parte 02: Quais os cenários você pode encontrar na empresa
Lembrando que as partes 04 e 05 sairão nas próximas semanas.
Aha… E se você quiser ouvir ou invés de ler, você pode assinar nosso canal no youtube ou no spotify.
Comportamento 1: Seja proativo, organizado e com foco em resultados
No caso do último cenário, se você por acaso teve a oportunidade de passar por um estágio, precisa “cair à ficha” que deverá resolver tudo por conta própria. Não espere alguém dizer o que precisa fazer, trabalhe de forma independente. Defina uma rotina de atividades (diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais), estabeleça prioridades, metas, objetivos e prazos a serem cumpridos.
Comportamento 2: Tenha segurança e firmeza em seu posicionamento
O fato de você ser o “novato”, não desqualifica sua competência técnica. Sua opinião deve ser levada em consideração. Lembre-se que para ser contrato suas habilidades e qualificações já foram avaliadas e aprovadas por um profissional da empresa.
Sendo assim sugira novos métodos e/ou processos, identifique problemas, soluções e jamais tenha receio de compartilhar suas ideias em reuniões. É normal ter dúvida, insegurança e ficar meio perdido, mas busque informação e tenha profissionais mais experientes para poder consultar quando necessário.
Comportamento 3: Esteja atendo a tudo e a todos
O primeiro dia é o dia para tirar suas dúvidas. Anote tudo que achar necessário, e preste atenção, a tudo que te disserem. Se não entender, questione até ter certeza que não restam mais dúvidas.
Caso se enquadre no primeiro cenário, converse diariamente e troque informações e experiências com seus colegas de setor. Fazendo parte dos outros dois cenários tenham contato com outros profissionais da área.
Comportamento 4: Esteja sempre atualizado e em contato com profissionais mais experientes
Participe de fóruns, sites, blogs, feiras e eventos que sejam sobre SST (presenciais ou online).
Estou reescrevendo esse artigo em um momento de Pandemia e eventos presenciais não estão acontecendo então se você não é adepto ao EAD, pode se acostumar é uma nova realidade.
Gravei um vídeo falando sobre o meu preconceito inicial com o ensino a distância, vale a pena conferir em: Eu já tive preconceito com o ensino EAD e você?
É fundamental estar atualizado e vigilante as mudanças de legislação e ter uma boa rede de relacionamentos (contatos) ao longo de toda a sua carreira. Esse é um dos comportamentos do profissional de SST que boa parte esquece de praticar.
Com o tempo é importante que esteja sempre bem embasado, pois poderão surgir perguntas que necessitam de respostas imediatas.
Comportamento 5: Busque sempre um feedback. Mas esteja “aberto” a um comentário positivo ou negativo.
Comportamento 6: Entenda que e-mail não resolve problema
Use e-mail como ferramenta de trabalho e não apoie suas ações e suas atividades, acreditando que um correio eletrônico trará a solução do problema. Corra atrás, negocie pessoalmente, argumente, participe ativamente da solução, demonstre que seu interesse é resolver o problema e não o passar adiante.
É fundamental que as respostas sejam em tempo hábil de acordo com a prioridade e necessidade, sempre com atenção a gramática e ortografia.
Caso suas atividades requisitem pouco tempo no escritório deixe claro a todos que em caso de urgência é necessário o contato telefônico, sugiro até deixar uma mensagem programada com esta informação.
Comportamento 7: Você não é fiscal, precisa ser um solucionador de problemas
Não aponte erros e sim oportunidades de melhoria, elogie em público, mas se precisar chamar a atenção de um trabalhador faça isso no reservado.
Utilize o bom senso e delete a arrogância do seu vocabulário, ninguém gosta de ser criticado o tempo todo.
Cuidado na colocação das palavras e deixe claro que você precisa fazer o seu trabalho.
De preferência por usar a primeira pessoa do plural, se inserindo sempre como problema e solução, por exemplo:
“O que nós podemos fazer para que isso não ocorra novamente?”
“Como nós podemos adequar esta situação?”
Comportamento 8: Seja um profissional técnico.
Você não acha, não chuta e nem supõe. Você avalia, embasa e sugere mediante uma legislação aplicável ou boa prática. Os comportamentos 1, 2, 3 e 4 tem total relação com esse aqui.
Comportamento 9: Tenha cautela e respaldo legal
Guarde cópia de todos os relatórios, e-mails e atas de reunião que possam ser necessários em situações de acidente de trabalho ou causas trabalhistas.
Comportamento 10: Trabalhe com dados de realidade
Não há como mudar o mundo de uma só vez.
Se traçarmos um paralelo histórico da evolução da segurança do trabalho em nosso país podemos identificar uma evolução lenta e gradual.
Por que na empresa que trabalhamos há de ser diferente?
Seja paciente, persistente, perseverante e positivo.
Ok, você já entendeu os comportamentos!
Ora de dar os primeiros passos, principalmente se você estiver nos cenários 2 e 3, citados na Parte 02: Quais os cenários você pode encontrar na empresa
Porque no cenário 1, todas as atribuições serão definidas pelo supervisor do setor em função da divisão das atividades da equipe.
Os cenários 2 e 3 impõe mais desafios.
Portanto, o que você está aprendendo aqui, é ainda mais importante.
Conheça a empresa, circule por todos os setores da empresa, se apresentando as lideranças e disponibilizando para ajudá-los no que for preciso.
Sugiro que seja agendado um Diálogo de Segurança (DDS) onde possa se apresentar a todos (ou, em função do tamanho da empresa, faça vários DDS por setor até que todos te conheçam).
Entenda como funciona o processo da empresa, ou seja:
- como ocorre a entrada de matéria prima,
- como se realiza a transformação em produto,
- de que maneira se dá a saída do produtor para o cliente.
Afinal é importante entendermos os processos produtivos para poder identificar os possíveis riscos existentes em cada fase de produção ou atividade de trabalho. É através do entendimento dos processos de trabalho que o profissional de segurança pode se antecipar, reconhecer e determinar quais os processos deverão ser monitorados, a fim de reduzir a probabilidade ou eliminar a causas básicas que normalmente tendem a propiciar um acidente de trabalho.
Quando falamos em conhecer o processo produtivo estamos falando em identificar:
- as matérias primas,
- os equipamentos e máquinas necessários,
- os cargos e atividades desenvolvidas,
- os principais perigos e riscos,
- as formas de controles estabelecidas e
- os procedimentos e padrões de produção existentes… quando existentes…
Além disso, sugiro identificar junto com esta etapa:
- as queixas mais comuns e problemas mais frequentes,
- os desvios mais comuns,
- os últimos acidentes ocorridos,
- autuações e/ou notificações do Ministério do Trabalho e Emprego,
- ocorrência de causas trabalhistas ligadas à segurança e saúde do trabalho,
- índice de absenteísmo por doença ocupacional ou acidente (típico ou de trajeto),
- existência de atividades insalubres ou perigosas e
- indicadores biológicos anormais.
Para que este levantamento seja realizado de maneira mais ampla além do entendimento dos processos da empresa, ao circular pela empresa anote e registre informações sobre:
- as instalações elétricas,
- a instalação de máquinas e equipamentos e layout,
- estado geral e conformidade das áreas de vivência,
- disponibilidade dos equipamentos e dispositivos de combate a incêndio,
- condições gerais do estado da edificação,
- acessos e rotas de fuga,
- trânsito de veículos,
- armazenamento de materiais (inclusive produtos químicos),
- como se realiza a transformação em produto,
- de que maneira se dá a saída do produtor para o cliente.
Afinal é importante entendermos os processos produtivos para poder identificar os possíveis riscos existentes em cada fase de produção ou atividade de trabalho. É através do entendimento dos processos de trabalho que o profissional de segurança pode se antecipar, reconhecer e determinar quais os processos deverão ser monitorados, a fim de reduzir a probabilidade ou eliminar a causas básicas que normalmente tendem a propiciar um acidente de trabalho.
Quando falamos em conhecer o processo produtivo estamos falando em identificar:
- as matérias primas,
- os equipamentos e máquinas necessários,
- os cargos e atividades desenvolvidas,
- os principais perigos e riscos,
- as formas de controles estabelecidas e
- os procedimentos e padrões de produção existentes… quando existentes…
Além disso, sugiro identificar junto com esta etapa:
- as queixas mais comuns e problemas mais frequentes,
- os desvios mais comuns,
- os últimos acidentes ocorridos,
- autuações e/ou notificações do Ministério do Trabalho e Emprego,
- ocorrência de causas trabalhistas ligadas à segurança e saúde do trabalho,
- índice de absenteísmo por doença ocupacional ou acidente (típico ou de trajeto),
- existência de atividades insalubres ou perigosas e
- indicadores biológicos anormais.
Para que este levantamento seja realizado de maneira mais ampla além do entendimento dos processos da empresa, ao circular pela empresa anote e registre informações sobre:
- as instalações elétricas,
- a instalação de máquinas e equipamentos e layout,
- estado geral e conformidade das áreas de vivência,
- disponibilidade dos equipamentos e dispositivos de combate a incêndio,
- condições gerais do estado da edificação,
- acessos e rotas de fuga,
- trânsito de veículos,
- armazenamento de materiais (inclusive produtos químicos),
- possíveis desvios (não uso de EPI, improviso ou uso inadequado …)
Por fim e não menos importante você vai solicitar ao seu superior imediato alguns documentos e registros.
Mas isso, vamos deixar para próximo artigo dessa série.
E aí?? Gostou?? Deixa seu comentário e compartilha conosco sua experiência com esse artigo.
Abraços fui!!!!
[…] Parte 3 – 10 comportamentos essenciais na primeira semana de trabalho, aqui você aprendeu diversos comportame… […]