
A Análise de Risco é uma prática muito comum entre as empresas e que consiste, basicamente, em identificar e documentar de inúmeras formas o que pode acontecer de ruim nos próximos meses ou anos em que a empresa se manter funcionando.
Essa análise de risco, embora não seja feita por todas as empresas, é extremamente importante e garante que não haja surpresas negativas – ou mesmo que elas sejam amenizadas porque houve o cuidado de identificá-las com antecedência.
No texto de hoje, separamos o que é a análise de risco e qual a sua importância para um negócio nos dias atuais. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre o assunto!
O que é Análise de Risco?
A Análise de risco, como já explicamos acima, é uma forma de prever e analisar os possíveis riscos que a empresa tende a vir a enfrentar na sua trajetória. Essa é a uma atitude mais ativa diante de um problema, diferente do que algumas empresas decidem fazer, que é esperar o problema surgir para que só depois uma solução seja pensada. Com pouco tempo para solucionar o problema, fica mais difícil encontrar saídas que não prejudiquem a empresa.
No caso da segurança do trabalho, isso é ainda mais sério, porque os problemas que falamos tem relação direta com a saúde e o bem-estar do funcionário. Então, antecipar os acidentes e fazer de tudo para que eles não ocorram é sempre a melhor solução para empresas desse tipo.
Por que eu devo me preocupar com a análise de risco?
Se sua empresa tem um perfil de risco maior ao funcionário, como é o caso de indústrias e linhas de produção, a análise de risco é quase obrigatória e tem consequências muito sérias se não for realizada de forma correta. Abaixo, separamos os motivos para fazer uma análise de risco de qualidade:
1- Garantir a segurança dos funcionários
O primeiro grande motivo para uma empresa que atua com risco constante realizar uma análise de risco muito severa e de qualidade, é a segurança dos colaboradores. Nenhuma empresa quer que as pessoas envolvidas no processo de trabalho sofram acidentes que, às vezes, não poderiam ser evitados.
Quando uma análise de risco é feita de maneira correta, as chances de algo ser inevitável diminuem muito porque todos os cenários passam a ser analisados e levados em conta. Assim, se for preciso, alterações na forma de produção e mudanças na linha de produção podem ser necessárias – e elas sempre serão benéficas a longo prazo.
2- Garantir um trabalho mais satisfatório
Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupa com seu bem-estar, eles passam a trabalhar mais felizes, com mais tranquilidade e com a certeza de que estão em um local seguro, bem planejado e que leva em conta suas necessidades.
Para a empresa, é sempre muito melhor ter colaboradores que respeitam seus processos, que gostam do que fazem e que sentem orgulho de fazerem parte daquele time. Então, a análise de risco traz também uma segurança maior para o psicológico de quem trabalha na empresa e isso é muito bacana!
3- Evitar processos trabalhistas
Se algo acontece com um colaborador e fica provado que a empresa podia ter evitado o problema e não o fez por pura irresponsabilidade, podemos ter certeza de que um processo trabalhista será decidido a favor do funcionário e causar prejuízos enormes para o seu negócio.
Mesmo que não haja má fé e que você não saiba dos riscos, é importante realizar a análise de riscos para que não fique dúvidas de que tudo está sendo feito para que os colaboradores se mantenham em segurança.
Algumas empresas preferem economizar nesse sentido e, com certeza, essa não é uma boa ideia para locais onde o risco ao trabalhador é maior do que em outros – isso sem contar locais onde parece que não há um risco eminente, mas uma boa análise conseguiria identificar um problema.
A análise de risco também tem relação com a parte financeira e a atuação da empresa no mercado. No texto de hoje, focamos na parte da segurança do trabalho, porém, a análise é bem abrangente e atinge todos os setores de um negócio.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares.