
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bom com você
prevencionista?
No artigo de hoje vamos falar sobre os controles das
máquinas, os riscos que existem nesses sistemas e como
prevenir acidentes com controles.
Espero que goste, boa leitura!
O que são sistemas de controle?
Alavancas, botões, pedais, chaves, interruptores e teclas
que podem ser acionados pelos pés, mãos, dedos e até
expressões faciais.
A finalidade desses controles é permitir que o ser humano
consiga interagir com a máquina. Inserindo dados ou dando
comandos.
Esse sistema é muito importante e precisa ser projetado
por profissionais que entendam os riscos que podem ser
originados, e como projetar controles que minimizem as
chances de erros e acidentes.
Quais os riscos que os controles geram?
Por mais eficiente que sejam, as máquinas conseguem
apenas executar comandos.
Máquinas não conseguem diferenciar um acionamento
proposital de um acionamento acidental. Dependendo do
controle acionado e da máquina, esse erro pode causar
graves acidentes.
É por esse motivo que além da eficácia, os projetistas
devem se preocupar com as possibilidades de falha do
operador, veja alguns riscos:
Discriminação dos controles
Essa falha acontece quando o operador não consegue
diferenciar os controles.
Por exemplo um operador que ainda não tem muito tempo
de experiência com a máquina, pode em algum momento
se confundir e acionar um controle pensando ser outro.
Esbarrarão
Quantos ai durante um almoço não bateu no copo e fez
aquela sujeira na mesa?
Isso acontece com um operador também. São muitos os
motivos que podem levar um operador a esbarrar em um
controle.
Um tropeço, um espasmo, um empurrão de outra pessoa,
cansaço e etc…
Como prevenir esses riscos?
Os projetistas tem várias formas de prevenir esses
acidentes, veja algumas:
Resistência
Dificulta o acionamento de certo controle, exigindo que o
operador aplique mais força que nos outros controles.
Como se trata de um controle crítico (que seja capaz de
causar um acidente se acionado acidentalmente), não tem
problema a carga de força já que o controle não será
acionado com tanta frequência.
Orientação
Para acionar um botão crítico o ideal é que seja um
comando de puxar.
E para desativar ou desligar, é melhor que seja de apertar.
Se por ventura o operador esbarrar e pressionar o botão, o
sistema desliga ao invés de ligar.
Além disso, em caso de emergência, se o operador estiver
com as mãos ocupadas, ele pode simplesmente empurrar o
botão com os braços.
Canalização
Pode exigir que para acionar uma alavanca seja preciso
fazer dois movimentos, exemplo, para direita e para cima.
Ou também pode ser usado um botão que libera o uso da
alavanca, ou seja, você precisa pressionar o botão para
poder manusear a alavanca.
Localização
Os controles de acionamento mais críticos podem ser
instalados em lugares onde dificulte o esbarrão acidental.
Por exemplo, atrás de um botão maior ou na parte mais
afastada do painel.
Bloqueio
Outros botões podem ser até bloqueados, por exemplo
com o procedimento LOTO.
A finalidade é não permitir o acionamento em qualquer ocasião sem permissão.
Cobertura
É como se fosse uma tampa de caixa, onde o operador precisa
levantar a tampa para poder pressionar o comando.
Isso exige que o operador tenha uma real intenção de acionar o comando.
Rebaixo
Imagine uma mesa. Os botões geralmente são levemente
inclinados e elevados para a direção do operador.
Nessa medida preventiva o botão fica exatamente posicionado na
superfície da mesa. Sem inclinação e destaque que os
outros tem.
Conclusão
Esse é o papel da ergonomia, adaptar o trabalho ao ser
humano.
Você consegue observar como a prevenção
começa bem antes da admissão do trabalhador, bem antes
até mesmo da empresa começar a produzir.
A prevenção começa no projeto.
Antes da primeira peça da máquina ser montada a prevenção já deve que ser pensada.
Que área linda é a SST não é mesmo prevencionista?
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