Habilidades e competências para ser um profissional acima da média

Ser um profissional acima da média é um objetivo muito nobre e que significa desejo de evolução e de crescimento na carreira. Mas a dúvida que fica é: o que faz um profissional se destacar se tornar acima da média? Quais são as habilidades e competências que o tornam realmente alguém que vale a pena ser contratado – e até mesmo disputado pelas empresas? Veja abaixo algumas das principais que valem a pena serem desenvolvidas!

Profissional acima da média – Quais as habilidades e competências principais?

Veja abaixo as principais habilidades e competências que um profissional que se destaca deve ter!

1- Trabalhar em equipe

Uma das principais características de um profissional acima da média é ele saber como trabalhar em equipe e como fazer isso da melhor maneira possível. É comum em empresas maiores que haja uma certa competição entre os funcionários, mas esse nunca será o cenário ideal de um espaço que visa crescer e se desenvolver.

Se você quer ser um funcionário que sempre se destaca, tente observar a sua equipe por outra ótica: são pessoas em busca de crescimento que têm muito a te ensinar. Quem trabalha bem em equipe e sabe lidar com as diferentes personalidades, consegue mais espaço no mercado de trabalho.

2- Dominar ferramentas de trabalho

Sem dúvidas, um bom profissional é aquele que tem competência para exercer determinada função. Por isso, suas ferramentas de trabalho precisam estar na ponta da língua, mesmo quando elas se atualizam, por exemplo. Em caso de mudanças nas ferramentas, atualizações ou mesmo substituições, o funcionário acima da média é um dos primeiros a procurar especializações e cursos que o mantenham bem informado sobre tudo que diz respeito ao seu trabalho.

Então, para quem quer ser destaque na empresa, é importante se preocupar em nunca parar de estudar. O mercado é competitivo e há inovações acontecendo quase todos os dias. Por isso, se manter atualizado sempre será fundamental – seja qual for o setor onde você atua.

3- Ser proativo e preocupado com a empresa

Outra característica de um profissional acima da média é a proatividade. Já ouvimos falar ao longo da vida muito sobre essa palavra, mas o que ela significa na prática? Basicamente, ser proativo é realizar tarefas e funções sem que ninguém precise exatamente delegar.

Ou seja, é ter a visão estratégica da empresa, observar o que precisa ser feito, entender o seu papel e seguir em direção às realizações de maneira mais prática e menos passiva.

E, com certeza, toda empresa precisa de um funcionário que se preocupe com ela. Alguém que esteja ali não apenas para ganhar um salário, mas que deseje ver o crescimento acontecendo todos os dias, porque sabe que esse crescimento irá impactar também na sua vida profissional – com promoções, aprendizados, conexões, etc.

Então, a dica é: estimule a proatividade em si mesmo e faça sempre além daquilo que estão te pedindo – dentro das suas possibilidades, claro. Além de ser bom para a empresa, é bom para você, que aprende mais rápido e tem menos dificuldades para lidar com o dia-a-dia no trabalho.

4- Liderança

Por fim, a habilidade de liderança é uma das mais importantes na hora de se tornar um profissional acima da média – mesmo no caso de pessoas que não exercem cargos deste tipo. Ser um líder nato vai muito além de dar ordens: um líder é alguém que sabe estimular seus colegas, que sabe a hora certa de falar e de reivindicar mudanças, entre outras posturas que sempre serão bem-vindas no ambiente de trabalho.

Veja, ser um líder mesmo quando o cargo não te exige isso é bom, mas é preciso saber dosar. Evite bater de frente com os superiores e seja o tipo de pessoa que sugere soluções, muito mais do que aquela que aponta os problemas. Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

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