
Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bom com você meu amigo prevencionista?
Apresento a você mais uma ferramenta de gestão. “Outra Victor?” – Sim! Assim como há gestores diferentes há também ferramentas diversas, cabe a você escolher qual combina mais com você, mas isso é conversa para outra oportunidade.
LOPA
A metodologia que quero te apresentar se chama LOPA (Layer Of Protection Analysis) ou análise de camadas de proteção.
LOPA é uma metodologia semi quantitativa, seu principal objetivo é garantir que as camadas de proteção impeçam que o evento não planejado (acidente) aconteça.
Lembra do BowTie? Que parece uma gravata borboleta? Então, o LOPA parece uma cebola. Veja a imagem representativa abaixo.

Como interpretar o LOPA
Você deve seguir do centro da “cebola” e as camadas devem impedir o que está tentando sair de dentro da “cebola”.
Vamos exemplificar para melhorar a compreensão, pense que temos trabalhadores desempenhando uma atividade próximo de um buraco com uma profundidade suficiente para causar lesões, no caso de uma queda.
Então no centro do LOPA temos os trabalhadores e suas atividades, e fora do LOPA temos o trabalhador acidentado dentro do buraco.
Como podemos impedir que esse evento indesejado aconteça?
Isso mesmo! Vamos adicionar camadas, a primeira camada vai ser a sinalização, vamos colocar uma placa bem destacada e com cores bem vivas com os dizeres “Cuidado! Risco de queda”.
Mas sabemos que só isso pode não ser o suficiente, vamos adicionar mais uma camada, dessa vez é instalado a 1 metro do buraco um sensor, quando o trabalhador passar por esse sensor, um alarme é disparado.
E como terceira e última camada vamos instalar barreiras físicas, com barras resistentes e zebradas.
Entenda que cada camada deve ser independente, ou seja, cada camada deve ser suficiente para barrar o evento indesejado.
Lembre-se que a taxa de falha de um conjunto de camadas deve ser menor que a camada individual, então pense em camadas independentes e que juntas sejam ótimas combinações!
Gostou do artigo de hoje? O que achou do LOPA? Comenta aqui amigo prevencionista, vamos conversar não me deixa falando sozinho!