Dicas SST

#dica01

Mesmo com a concentração abaixo do LT e NA, a substância ÓLEO DIESEL, apresenta a notação “pele” na ACGIH, o que caracteriza a possibilidade de exposição significativa por absorção de líquido através da pele, e de vapor através dos olhos ou membranas de mucosas. Sendo assim quando ocorrer contato prolongado ou frequente utilize luvas nitrílicas (Tempo de ruptura > 240 minutos). Para proteção contra contato/respingos incidentais, recomenda-se o uso de luvas de Neopreme ou PVC.


#dica02

Diferente da NR 18 a NR 10 não considera trabalhador capacitado aquele que apresentar experiência em carteira. Caso o trabalhador não seja qualificado, ele deverá receber treinamento interno e trabalhar sob a supervisão de um profissional legalmente habilitado.


#dica03

O anexo 01 NR 15 e a NHO 01 apresentam parâmetros diferentes para fator de duplicação de ruído.  Muitos profissionais têm dúvidas quanto a utilização do “q”, em função da IN do INSS trazer como referência de metodologia a NHO. Mais a normativa é clara quanto a utilização do Limite de Tolerância da NR15. Sendo assim q= 5.

#dica04

Os cilindros dos extintores tem “validade” em quando for aprovado no teste hidrostático. Sendo assim é fundamental o controle do número do cilindro afixado nos extintores. Com isso você consegue garantir que seu fornecedor devolverá o seu cilindro na próxima recarga.


#dica05

Vejo muito PPRA realizado com medidor de pressão sonora, apenas com o ruído pontual. Isso pode Arnaldo? Bem a problemática não é a utilização do “decibelimetro” e sim a metodologia. A NHO 01 prevê realizarmos uma “dosimetria” com medidor de pressão sonora. Necessário apenas avaliar minuto por minuto e fazer todos os cálculos.


#dica06

Vale salientar que para previdência são necessários histograma e relatório, sem considerar que a avaliação pontual não representa confiança para um programa de prevenção.

×