Procedimento de inspeção em equipamentos e ferramentas com cores

Procedimento de inspeção em equipamentos e ferramentas com cores

Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bom com você prevencionista?

Você já deve saber da importância de inspecionar equipamentos, ferramentas e máquinas.

Parece moleza, não é? E naquelas empresas com dezenas e quem sabe até centenas de equipamentos, ferramentas e máquinas, como lembrar e saber que já inspecionou todas?

Grande desafio para quem ainda não leu este artigo. Vou te mostrar um procedimento que vai tornar essa tarefa uma piada de fácil…

Ficou interessado? Então vem comigo!

Use as cores ao seu favor!

Primeiro defina uma cor para os meses do ano. Você é livre na escolha, o importante é que a cor não seja repetida em sequência.

Vou escolher algumas:

Janeiro – Azul

Fevereiro – Amarelo

Março – Verde

Abril – Vermelho

Crie etiquetas, adesivos ou fitas com as cores que você escolheu

Cada vez que você inspecionar uma máquina, um equipamento ou uma ferramenta.

Você etiqueta, cola um adesivo ou amarra uma fita com a cor do mês que você está.

Faça isso em todas as inspeções que você executar.

Agora a mágica acontece…

Vamos imaginar que estávamos em março e você conseguiu fazer todas as inspeções ao longo do mês, sendo assim tudo ficou Verde.

Abril começa e você vai reciclar as inspeções, agora tudo mais fácil, pois seu único objetivo é matar o Verde, você está caçando o Verde.

E você acredita que fez tudo, mas um trabalhador chega com você dizendo que o martelo que ele está utilizando ainda está com a etiquetagem Verde. Pensa só, talvez se não tivesse a etiquetagem, esse martelo teria passado despercebido pela inspeção geral.

Além disso existe outra vantagem nesse sistema de inspeção. Quando comecei eu mencionei a dificuldade que seria de identificar um equipamento no meio de dezenas e centenas, lembra?

Pois então, pensa comigo, você vai e inspeciona um martelo. Porém tem dezenas de martelos, e se você inspecionar o mesmo martelo mais de uma vez? E se passar um despercebido no meio dos outros?

Está vendo como o procedimento com cores é muito eficiente? Nesse caso, uma vez inspecionado o martelo, ele teria a nova cor, evitando repetitividade, além de destacar os outros que ainda não foram.

Esse procedimento é obrigatório?

Não! Se trata de uma boa prática, não existe uma citação especifica normativa para a obrigatoriedade desse procedimento.

Porém como já mencionei é muito efetivo, além de simples e lógico. Por isso você tem a liberdade de escolher as cores, a única “regra” que ressalto é que não haja repetitividade de cores em sequência.

O motivo é bem simples, se haver sequencias iguais, o mecanismo não funciona, será um esforço em vão…

Conclusão

Esse procedimento é muito legal, espero que tenha gostado e mais do que isso, espero que tenha conseguido te explicar e que você tenha entendido a lógica por de trás do procedimento.

Se você gostou, não precisa guardar segredo, me conta aqui nos comentários. Grande abraço, até semana que vem!

Conheça nossas outras redes sociais:

Facebook

Linkedin

Instagram

Podcast

YouTube

Veja este artigo sobre o procedimento LOTO:

Clique aqui para ler

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×