10 de Outubro – Dia da Segurança do Trabalho nas Escolas

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Tudo bom com você, meu amigo prevencionista?

Hoje dia 10 de outubro temos o privilégio de ter um dia dedicado a segurança e saúde nas escolas. Na escola aprendemos como ser um cidadão, e como sabemos a segurança e saúde é um valor! Que deve ser difundido na cultura da sociedade!

A lei N° 12.645 deu uma gama de possibilidades para inserir esse valor no cotidiano das escolas. E vou te contar como é possível trazer para nossa realidade.

Como é esperado, a escola é responsável por formar um cidadão, através da ética, da moral, dos conhecimentos científicos. Porém a saúde e segurança que é um direito de todos os cidadãos é muita das vezes esquecido durante a formação desses cidadãos.

Uma prova disso é o fato de que os trabalhadores tem seu primeiro contato com a segurança e saúde, no ambiente de trabalho.

As consequências dessa deficiência na formação escolar são evidenciadas no momento de implantar um procedimento seguro, um novo equipamento de proteção individual, uma nova proteção coletiva. Onde há uma resistência do trabalhador em aderir o comportamento seguro.

Isso é natural pois é o primeiro contato desse trabalhador com a segurança e saúde no trabalho, porém afirmo com certeza que a adaptação e a aceitação dos procedimentos de segurança da empresa seriam muito mais rápidos e naturais se esse trabalhador tivesse sido formado na escola em contato com a prevenção de acidentes e doenças.

Os benefícios que o país vai adquirir como um todo é imensurável! Mas podemos estimar:

1 – Aplicação do dinheiro público gasto pelos acidentes e doenças profissionais em outros setores públicos como educação, saneamento, etc…

2 – Consistência de produção das empresas com redução de afastamentos e rotação de empregados.

3 – Aumento da qualidade e expectativa de vida da população em geral.

4 – Aumento da diplomacia com outros países que consideram o cuidado com a segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social um símbolo de honra e respeito.

Seguem algumas sugestões:

1 – Palestras

Uma ótima ação para trazer o valor segurança e saúde para as escolas é através de palestras educativas.

Palestras sobre:

Prevenção da AIDS e doenças sexualmente transmissíveis;

Malefícios do uso de álcool e cigarro;

São ótimos temas para trazer a preocupação com a prevenção de doenças. Além destas podemos trazer palestras de:

Prevenção de acidentes no trânsito;

Prevenção de acidentes domésticos;

Extintores: seu funcionamento e seu uso correto;

Primeiros socorros; entre outras.

2 – Concursos de frase ou redação

Já pensou em um concurso de frases e redação com uma bela premiação ou honra para o vencedor? Imagine dezenas de alunos se empenhando para aprender mais sobre saúde e segurança e exercitando sua criatividade.

E no final as frases seriam usadas em panfletos informativos e banners nas paredes do colégio, imagina o quanto aumentaria o nível de consciência sobre segurança e saúde dos alunos e de todos que frequentam a escola.

3 – Cipeiro escolar

As ações acima só podem ser feitas a partir de um planejamento e engajamento. Então nada melhor que ter um cipeiro escolar proativo que chame a atenção para a segurança e saúde, e sugira ideias para tornar o ambiente escolar mais seguro e propagador de saúde e além disso formador de prevencionistas que guardam a segurança como valor!

4 – Visitações em empresas

Como seria legal uma visita em uma grande empresa com o objetivo de conhecer a forma como a segurança e saúde no trabalho é desenvolvida, e sua importância para a preservação da vida e da sustentabilidade corporativa.

E você meu amigo prevencionista sabia que existia o dia da segurança e saúde na escola? Comenta aqui em baixo que eu quero muito saber.

Gostou do conteúdo, quer mais? Curta para sabermos que está gostando, e compartilhe com seus amigos, assim todos nós cresceremos juntos e vamos elevar o nível de segurança e saúde no trabalho nesse país que tanto amamos!

Você assim como eu acredita que o conhecimento é como um rio que não pode parar? Então compartilhe com um amigo e faça esse conteúdo riquíssimo chegar ao conhecimento de mais pessoas!

Baixe aqui a cartilha:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×