Persuasão x SST

NR que nada você precisa estudar sobre Persuasão. 

Uma das nossas grandes dificuldades é conseguir investimentos e garantir a aplicação de determinadas normas e processos. O bolso da prevenção é sempre mais curto. Os orçamentos são os mais justos possível e muitas das vezes nem verba disponível para o mínimo tem. 

É um problema comum a maioria esmagadora, técnico ou engenheiros. 

Por diversas vezes ouço de alguns colegas que a sua contratação é por causa da obrigação legal. Reclamações sobre desvalorização da profissão, falta de reconhecimento e desmotivação em caminhar na área prevencionista é uma constante nas redes sociais e até em rodas de conversa. 

Mas afinal, porque esse problema passa ano e entra ano, continua o mesmo. Porque centenas, se não milhares de profissionais de SST encontram a mesma barreira e não encontram a solução?

Fato não somos bons em persuasão! Primeiro porque nossa formação tanto técnica, quanto superior não nos preparam. Em segundo, não percebemos que é uma habilidade que precisamos desenvolver e acabamos terceirizando a responsabilidade. 

É sempre o empregador que não quer investir, o empregado não quer usar o EPI, meu chefe não me valoriza, ninguém está nem aí para meu trabalho. Mas e a sua responsabilidade? 

O que acha em se perguntar o que eu preciso saber, entender e estudar para convencer o empregador a investir em SST?  

O que eu preciso aprender e desenvolver para ser mais assertivo na abordagem dos funcionários e fazer com que eles possam entender a importância do uso do EPI?

Que tipo de profissional preciso me tornar para ser mais valorizado e reconhecido? Que tipo de habilidades e competências preciso para ser visto como referência nesse mercado?

E aí, o que acha disso tudo? Estou exagerando? Acha mesmo que nós também não temos responsabilidade? Você pode adotar duas posturas. Vítima ou protagonista, qual prefere escolher?

Mas afinal o que é persuasão???

A persuasão é a capacidade de convencer alguém a tomar uma ação que você deseja, pensar de certa forma, seguir suas instruções, etc. Pode fazer com que o ouvinte mude de opinião ou refaça uma escolha mais apropriada. 

Por exemplo no caso das vendas, a persuasão pode ser entendida como a sua habilidade de levar a pessoa a comprar, na segurança do trabalho como a capacidade de vender a seu ponto de vista. 

A ideia de persuadir é convencer alguém de que o seu projeto é o melhor, a sua ideia é a mais adequada, tornando-se assim um importante ativador mental.

Mas, Victor, eu não tenho esse dom! E tudo bem. 

Porque essa é qualidade que ao contrário do que alguns pensam, pode (e deve) ser desenvolvida aos poucos.

Então seja para convencer seu chefe que você merece um aumento, para pedir um favor para alguém influente do seu nicho de mercado ou até mesmo para fazer conseguir aprovar aquele orçamento de avaliações ambientais, saber o que é persuasão e como aplicá-la pode significar a diferença entre fracasso e sucesso.

Por exemplo antes levar para mesa de negociação argumentos como a possibilidade do acidente ou possível multa em caso de fiscalização, entenda efetivamente com quem você está conversando.  

É fundamental que você aprenda o máximo possível sobre a pessoa que você deseja convencer e conheça as suas maiores objeções. Isso mesmo, você precisa entender como funciona a cabeça de quem quer persuadir. 

Anotou???? Não???

Não esqueça dessa regra, pois sem ela nenhuma técnica para aumentar o seu poder de persuasão irá funcionar.

Outro ponto a ser destacado é a hora certa para iniciar uma argumentação. Fato que em condições de risco grave e iminente não há como ponderar isso. Mas caso você necessite de muito esforço para resolver condições como essas, melhor rever esta oportunidade de trabalho. 

Não adianta conhecer dúzia de técnicas de persuasão se escolher o momento errado. 

Existem diversas técnicas e características que nós profissionais de segurança e saúde precisamos aprender e praticar para melhor nosso desempenho. 

O professor de marketing e psicologia Robert Beno Cialdini é um dos estudiosos mais relevantes do tema influenciar e persuadir pessoas e é autor do livro “As Armas da Persuasão”. Nesta obra são abordadas algumas técnicas como a reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade, escassez e influência instantânea. 

Munido das ferramentas certas o profissional irá associar com seu conhecimento técnico para demostrar que a SST é muito mais que custo, tendo como principais benefícios:

  • Redução custos com acidentes e doenças ocupacionais (custos diretos, recolhimento previdenciários – FAP, ações regressivas previdenciárias e trabalhistas, sinistralidade de planos de saúde, caso existente);  
  • Redução de afastamentos e índices de absenteísmo, melhorando a produtividade; 
  • Melhora de desempenho através do senso de pertencimento, cuidado e integração; 
  • Ambiente de trabalho saudável demonstrando o comprometimento da empresa com a saúde e bem estar de todo o quadro de funcionários;
  • Credibilidade corporativa da instituição. 

E aí meu amigo, minha amiga prevencionista percebeu como a persuasão é importante para nossa profissão? 

Quer saber mais sobre esse assunto? Coloca aqui embaixo EU!! E vamos providenciar mais materiais como esse. 

Fontes:

https://viverdeblog.com/o-que-e-persuasao/
https://neilpatel.com/br/blog/persuasao/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×