Eficácia e Eficiência: Qual deve ser o foco do profissional de SST?

eficacia e eficiencia qual deve ser o foco do profissional de sst
Eficácia e Eficiência: Qual deve ser o foco do profissional de SST?

Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Tudo bom com você prevencionista?

Neste artigo vou esclarecer o que é eficiência e eficácia, como que esses conceitos se aplicam na atuação do profissional de SST e como ser um profissional de SST melhor direcionando seu foco no lugar certo, veja nos tópicos o que esperar!

  1. Eficácia X Eficiência, qual a diferença;
  2. O que é ser um profissional de SST eficaz?
  3. O que é ser um profissional de SST eficiente?
  4. Eficiente porém não eficaz, um caso real para você entender
  5. Conclusão: Qual deve ser minha prioridade, ser eficaz? Ou ser eficiente?

Eficácia X Eficiência, qual a diferença?

Conceitos semelhantes que costumam causar bastante confusão, para ser sincero, na linguagem falada é muito difícil aplicar o uso desses termos corretamente.

Porém não se preocupe, vou te mostrar que esses dois conceitos são bem distintos, e após ler esse tópico você vai saber diferenciar eficácia e eficiência como água e óleo!

A eficácia está diretamente ligada ao resultado final, para saber se uma ação foi eficaz, basta responder a pergunta:

Esse resultado alcançado, foi o resultado que eu estipulei? Em outras palavras, este resultado condiz com a meta que eu tracei?

Se você produziu o que era esperado de você, parabéns seu trabalho foi eficaz.

Você vai perceber que a eficácia tem mais haver com as expectativas que a empresa tem de você em relação aos resultados gerados para o coletivo da organização.

A eficiência por sua vez, está inteiramente ligada ao processo de produção e os recursos materiais (matéria prima, dinheiro, etc…) e imateriais (tempo e mão de obra) gastos na produção.

Perceba que a eficiência é medida mais no nível individual dos funcionários.

Provavelmente quando você for mais eficaz as pessoas lá de cima na hierarquia da empresa irão notar os resultados, geralmente a eficiência passa despercebido por essas posições mais altas na organização.

Já quando você for muito eficiente, seu chefe imediato vai notar, seus colegas de trabalho vão te elogiar (e alguns vão ficar até com inveja de você rsrs faz parte!).

Resumo da ópera: Eficácia = Resultados dentro das expectativas esperadas; Eficiência = Otimizar processos, utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, se possível produzir o mesmo resultado com menos recursos gastos.

Pense assim, eficácia está ligada ao fim, eficiência está ligada ao meio, ficou fácil agora né?

O que é ser um profissional de SST eficaz?

Imagine que aconteceu muitos acidentes graves na sua empresa, e durante as analises de riscos você observou que a empresa estava com 10 não conformidades de acordo as normas regulamentadoras.

E você sendo um profissional muito eficaz, saiu solucionando item por item, e por consequência a taxa de acidentes reduziu, você conseguiu atingir as metas estipuladas e foi eficaz.

Mas não necessariamente você foi eficiente, veja o tópico a seguir e entenda como o profissional de SST pode ser eficiente.

O que é ser um profissional de SST eficiente?

Agora vamos imaginar o mesmo cenário anterior, porém com uma abordagem diferente, diante de uma alta taxa de acidentes graves, você fez sua analise de riscos.

Ao invés de sair solucionando item por item, você estabeleceu uma ordem de prioridade, utilizou uma matriz de riscos para qualificar as não conformidades, com base nos dados dos acidentes anteriores você inter relacionou os itens ligados aos acidentes graves já ocorridos.

E descobriu que daquelas 10 não conformidades apenas 4 estavam ocasionando 80% dos acidentes, então você sendo muito eficiente, focou suas energias para solucionar essas não conformidades, que por consequência diminuíram a taxa de acidentes.

Repare que nesse cenário você foi eficaz, porque alcançou o objetivo que era reduzir a taxa de acidentes, mas também foi eficiente, porque conseguiu alcançar esse objetivo mais rápido e utilizando menos recursos.

Eficiente porém não eficaz, um caso real para você entender

Certa vez eu estava em uma obra averiguando as coisas e percebi que não havia sinalização em um ponto que realmente precisava de sinalização.

Me dirigi até o técnico de segurança do trabalho e perguntei o porquê de não ter sinalização naquele lugar.

O técnico me disse que havia feito a solicitação da placa mas que o engenheiro não tinha aprovado o pedido.

Então eu sugeri a ideia, imprima uma placa no papel, coloque no plástico e ponha aqui.

“A mas vai chover e vai estragar a placa”, sim e disse para ele repetir o processo e tomar nota de quanto ele estava gastando com folhas, plásticos, tinta e tempo.

Depois ele deveria ir apresentar os gastos para o engenheiro e mostrar que seria mais eficiente aprovar o pedido da placa.

Agora perceba…

Qual é o resultado esperado? Que o local fique sinalizado, não importa se é a placa ideal ou se é uma placa de papel….

O que importa é se tem ou não tem a sinalização (eficácia).

Agora no momento em que você está sendo eficaz, você precisa começar a trabalhar sua eficiência, que no caso é mostrar que é mais econômico (eficiente) comprar uma placa apropriada.

Conseguiu entender a relação eficácia X Eficiência?

Se não, observe o esquema:

Sem sinalização = Ineficácia e ineficiência;

Com uma placa de papel = Eficaz e ineficiente;

Com uma placa adequada = Eficaz e eficiente;

Assista o trecho nos 02:47 do vídeo abaixo onde eu conto a história acima:

Conclusão: Qual deve ser minha prioridade, ser eficaz? Ou ser eficiente?

Com base em tudo que conversamos, temos algumas conclusões que quero deixar fixado aqui, a primeira conclusão é que não adianta ser eficiente e ineficaz.

Ou seja, você não pode ser perfeccionista ao ponto de prejudicar os resultados esperados, lembre que seus cliente são seus empregadores ou clientes, então você deve acima de tudo entregar o que eles esperam.

Outra conclusão que chegamos é, não adianta ser eficaz e se conforma com a ineficiência, e pode parecer ridículo e até que eu esteja brincando com você, você pode estar pensando que isso é impossível.

O fato é que jamais chegaremos a perfeição e sempre vamos estar em uma jornada infinita na busca do aperfeiçoamento, é a chamada melhoria contínua.

Agora o ideal é você sempre focar em ser eficaz e buscar ser o mais eficiente possível.

Então tenha a seguinte mentalidade, “Seja lá o que aconteça vou bater a meta, e durante a execução e até posteriormente devo me perguntar: como posso melhorar a forma de fazer isso que eu fiz/faço?”.

A maestria de ser eficiente é o que vai te fazer ter o destaque, seu aumento, seu reconhecimento entre os colegas e os seus superiores, que é o objetivo de todo empregado, não é mesmo?

Se você é uma pessoa eficaz mas sente que está desperdiçando recursos ou demorando tempo demais executando tarefas inúteis…

Te convido a se matricular no curso 5 Sensos, onde você vai aprender a como ser mais eficiente utilizando a metodologia japonesa 5S:

Quero ser mais eficiente com a metodologia 5S – Clique aqui!

Se você não me acompanha nas outras redes sociais, venha conhecer meu trabalho:

Facebook

Linkedin

Instagram

Podcast

YouTube

Gosta de filosofia? Leia este artigo sobre o mito da caverna de Platão aplicado a segurança do trabalho:

Clique aqui para ler!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×